O objetivo desse projeto de Ensino a Distância – EAD, desenvolvido para a Fábrica de Conteúdos da Totvs, foi treinar e capacitar os motoristas dos caminhões de abastecimento da maior distribuidora de gás e petróleo da região nordeste do Brasil.

O EAD fez parte de uma estratégia mais ampla da distribuidora, que inclui  treinamento presencial e atividades práticas com os motoristas. Por se tratar de uma profissão de alto risco para o motorista e para as demais pessoas, o quesito segurança teve que ser abordado com muito rigor e profundidade. Por isso, os procedimentos operacionais foram minuciosamente detalhados em sequências interativas que incluíram texto escrito, texto narrado, fotografias e ilustrações.

Em um formato típico de e-learning, o material desenvolvido pela Clever Corp foi estruturado em quatro grandes áreas que cobriram tópicos como procedimentos operacionais, equipamentos de segurança, fardamento, direção defensiva, manutenção de pneus, padrões de abastecimento, entre outros.

Um dos desafios do projeto foi disponibilizar todo esse conteúdo de forma simplificada para o público alvo, os motoristas dos caminhões de abastecimento, respeitando as suas formações e graus de intimidade com os meios digitais.

Por isso, para conduzir o e-learning, foi criado um personagem ilustrado que interegia com o usuário através de animações e locuções. Para a ambientação, foi modelado, em 3D, um típico posto de abastecimento o que conferiu mais dinamismo e ludicidade ao projeto.

Após o término de cada área do EAD, o usuário era convidado a responder um questionário de múltipla escolha para estimular a apreensão das informações e aferir o seu desempenho. Os resultados então eram enviados para o sistema de gestão e aprendizado – LMS da empresa de onde os analistas de recursos humanos – RH faziam a gestão da Educação Corporativa da empresa.

A aplicação do e-learning foi realizada com sucesso, contribuindo assim para o exito do projeto treinamento, desenvolvimento e capacitação dos motoristas da empresa.