50M de usuários

50M de usuários

Neste infográfico apresentamos a escala de tempo que algumas tecnologias demoraram para atingir a marca de 50 milhões de usuários.

50M de usuários

O tempo decorrido para que algumas das grandes inovações tecnológicas atinjam a marca de 50 milhões de usuários está cada vez menor. Fatores como o mundo globalizado, a disseminação da infraestrutura digital e o aumento da população mundial tem contribuído para a aceleração do atingimento dessa marca.

Facilitação Gráfica

Estes desenhos são o resultado da facilitação gráfica a partir do encontro Facilitação de Metodologias Participativas realizada na SBGC, em maio de 2019.

Facilitação Gráfica é a transformação do que está sendo falado em imagens significativas.

 

Animação para a SBGG

Tim Brown e o Design Thinking

, ,
Tim Brown e o Design Thinking


O Design Thinking surgiu no início do século XXI como uma metodologia para a solução de problemas complexos. Ele se caracteriza por unir o pensamento analítico como pensamento intuitivo e é baseado em três princípios: empatia, colaboração e experimentação.

Falhe muitas vezes para ter sucesso mais cedo.

Tim Brown

Facilitação gráfica no 14º KM Brasil

,
Facilitação gráfica no KM Brasil

Com muita alegria fui convidado novamente para participar como Facilitador Gráfico do 14° KM Brasil, o Congresso Brasileiro de Gestão do Conhecimento.

A facilitação gráfica é um jeito de transformar em imagens e textos o fluxo de pensamentos das pessoas durante uma reunião, debate, congresso ou aula.

O evento começa na próxima terça em São Paulo e irá reunir centenas de profissionais de empresas estatais, setor privado, startups e academia.

Já estou com os lápis apontados!

http://www.kmbrasil.org/

Ram Charam e o pipeline de liderança

ram Charam e o pipeline de liderança

Na nova economia as pessoas passam a ter cada vez mais valor dentro das empresas.

Por esse motivo, novos desafios de liderança são lançados no mundo do trabalho.

Agora, além de serem necessárias novas habilidades de liderança horizontais, os líderes devem mudar o foco dos seus trabalhos à medida que a empresa cresce.

“As organizações [falham ao promover] as pessoas esperando que tenham o conhecimento e as habilidades necessárias para dar conta do trabalho, e não o conhecimento e as habilidades para lidar com um nível específico de liderança.”

Ram Charam

Oficina de Design Thinking no Projeto Ampliar

, ,
Oficina de Design Thinking no Projeto Ampliar

Depoimento dos resultados obtidos na oficina de Design Thinking aplicada para os jovens do Projeto Ampliar em agosto de 2018.

Burrhus F. Skinner e o comportamentalismo

,
Clever Corp - Burrhus Skinner

O comportamentalismo é uma abordagem pedagógica na qual, o aprendizado ocorre na medida em que são adquiridos novos comportamentos. Assim, para que uma pessoa possa agir de uma maneira específica, basta aplicar-lhe um treinamento que determina essa forma de agir.

Um fracasso nem sempre é um erro, pode ser simplesmente o melhor que se fez em determinada circunstância. O verdadeiro erro é parar de tentar.
Burrhus F. Skinner

Peter Senge e as organizações que aprendem

,
Clever Corp - Peter Senge

Nos anos 90 a visão linear da Administração de empresas começou a ser questionada por um jovem engenheiro da Califórnia.
Ele observou que, enquanto o mundo dos negócios ficava mais complexo, as empresas mais competitivas eram as que descobriam como desenvolver a capacidade de aprender das pessoas em todos os níveis da organização.
Essas são as chamadas Organizações que Aprendem.

A única vantagem competitiva sustentável é a capacidade de uma organização aprender mais rápido que a concorrência.

Peter Senge